quarta-feira, 27 de junho de 2007

Constatação da semana

A dificuldade em voltar ao trabalho é directamente proporcional à qualidade das férias gozadas.


Não tenho tido muito tempo livre, mas vou tentar passar pelos vossos cantinhos com calma nos próximos dias e substancialmente mais bem-humorada (espero!)

terça-feira, 26 de junho de 2007

Post sobre nada

Desengane-se quem pensa que vou dissertar acerca de nada, no sentido filosófico da coisa. Na realidade vou desabafar acerca de coisa nenhuma, daí o nada…nada de jeito.
Por é assim que ando…sem jeito, apática, meio parada…Depois de quase 3 semanas de férias, eis que dois míseros dias bastaram para me esgotar as baterias e para me levar a dissertar sobre coisa nenhuma, sem conteúdo, a não ser de sono. Aí sim, estou atestada…até extravaso a medida.
E dou por mim a meditar entre uma cabeçada e outra de sono: às vezes custa-me pensar que vivo assim...numa luta constante entre o trânsito, o cumprir horários, o chegar tarde a casa e o levantar com as galinhas de manhã, o não chegar a sentir o cheiro da casa, da roupa lavada apanhada ainda com sol, na ausência de companhia nos almoços de marmita no escritório…
Isto afinal deixou de ser um post sobre nada e tornou-se em alguma coisa…numa coisa chata…como este meu regresso ao trabalho…


If I lay here
If I just lay here
Would you lie with me and just forget the world?

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Azul

…é a cor que me enche os pensamentos.
Fecho os olhos e revejo o azul-turquesa da praia dos meus sonhos…um recanto que por pouco não ficou por descobrir pois a pernas já iam cansadas pela caminhada de várias horas por um trilho que nos levou ao longo de penhascos, pequenas calas, enseadas e por entre vegetação tipicamente mediterrânica: pinheiros, oliveiras, figueiras e muita, muita vegetação arbustiva, num ambiente pleno de cheiros intensos, aromáticos.
E eis que ao virar do penhasco deparamos com esta vista…uma praia quase deserta, em comunhão com a natureza, só acessível a pé, e tendo os pinheiros como chapéu-sol e as cigarras como banda (muito) sonora…
Se eu fosse uma praia…seria esta: Es Talaier na ilha de Menorca.
E venho com a alma azul, de umas férias que nunca me irei esquecer, plenas de actividade, de contacto com a Natureza, com muitos, muitos quilómetros nas pernas e uma sensação maravilhosa de leveza…


Por Maganita, Es Talaier, Menorca

Obrigada pelas palavras tão gentis e doces que cá deixaram...Significam muito...

terça-feira, 12 de junho de 2007

Meteorologia

Previsão de tempo quente para os próximos dias. Condições propicias a alguns banhos de praia durante a manhã, passando a caminhadas para o fim do dia. Poderá ocorrer ocasionalmente alguma sesta durante o inicio da tarde. Fortes probabilidades de efectuar passeios exploratórios, pelo que se aconselha o uso de calçado adequado.

Temperatura minima:19º
Temperatura máxima:28º
Humidade relativa:elevada
Probabilidade de chuva:15 a 20%
Temperatura da água do mar:23/24º

Voltaremos brevemente com novas previsões do estado do tempo para estas bandas...

sábado, 9 de junho de 2007

Baba por todo o lado

Ontem, ao visitar este cantinho fiquei verdadeiramente sem palavras…
Ando não há muito tempo nestas lides blogosféricas e estava muito longe de imaginar que este meu espaço fosse merecedor desta distinção,


(http://www.thethinkingblog.com/2007/02/thinking-blogger-awards_11.html)


Mas fiquei de tal modo contente e orgulhosa, que era baba por todo o lado…Obrigada, Anna.
Segundo mandam as regras devo agora indicar outros cinco blogues que pela forma como são escritos me deixam muitas vezes a pensar nos seus temas e assuntos, que se perpetuam no tempo para além do scroll do rato…na verdade ocupam uma parte da minha existência, e (e isso é que é significativo), são escritos por pessoas que não conheço pessoalmente mas pelas quais, e ao longo destes meses de partilha de pensamentos, nutro uma empatia e carinho especiais. Sei que não vou ser original nas escolhas, mas são as que estão de acordo com o meu pensamento:

- Anna: não se trata de retribuir a distinção. Serias sempre uma das minhas escolhas. Pela forma directa e pragmática com que encaras a vida. Mesmo com posts sobre formigas e garfos! E isso é que é extraordinário, porque seja qual for o assunto, existe conteúdo, humor, sinceridade, frontalidade, inteligência…deixas sempre a vontade de te ler vezes sem conta.

- Amora: identifico-me bastante com este cantinho e suspeito que quem o escreve é alguém muito especial. Tem o condão de me fazer sonhar. São textos que não se encerram neles próprios, pelo contrário permitem que cada um de nós dê asas à sua imaginação, para além de serem muitíssimo bem escritos. Um dos primeiros blogues que descobri e posso dizer contribuiu muito para a decisão de criar um blogue também.

- Tiquinha: pela forma leve com que escreve, sumarenta, bem humorada, com sentimento. Já me ri à frente do computador e também já me emocionei ao ler-te. Há posts teus que ficaram gravados na minha memória, cujo conteúdo me recordo muitas vezes e sobre o qual deixei o meu pensamento fluir durante muito tempo. E adoro a forma como voltas a ser uma menina, a simplicidade das tuas palavras, que tantas vezes me tocam e tantas vezes me fazem sorrir…e muitas mais voltar.

-Cris: pela doçura das palavras, pela simplicidade dos textos, pela diversidade dos temas. Tens uma forma muito bonita de escrever, e fá-lo com sentimento, de coração, e isto independentemente do tema sobre o qual estás a escrever, e acho isso fantástico, a capacidade de pintar de várias cores a vida, feita com muita doçura.

-Sónia: cada vez que me recordo da forma como te “conheci” solto sempre uma gargalhada. A S. ainda não sabe deste cantinho, mas por mais de uma vez que me ia descaindo…Adoro a forma sincera com que escreves, como vais ao fundo das coisas. São textos sempre tão plenos de sentimento, tão intensos…é impossível ficar indiferente ao que escreves. Escreves com o coração mas também com humor, profundidade, e deixas-me sempre aquela vontade de regressar rapidamente à procura de mais.

Isto não foi nada fácil…há muitas mais pessoas/blogues que ocupam um lugar especial no meu pensamento e cuja passagem regular pelos seus cantinhos eu não dispenso. Mas todas elas fazem também parte de mim e das minhas rotinas, pensamentos…são virtuais mas nem por isso menos reais...e também me deixam a pensar...

Adenda: aqui neste cantinho, aqui e aqui fui surpreendida com o mesmo prémio. Obrigada! Do fundo do coração...

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Do desassossego à calma

Venho serena e confiante no futuro. Acredito que estou em boas mãos, nas mãos de alguém que quer compreender como este meu corpo teimoso funciona. E compreendendo isso, o resto será muito mais fácil. Até aqui andava preocupada com o facto de nunca saber muito bem a quantas ando…e o Senhor Doutor tirou-me as dúvidas: você está parada…mas com paciência vamos lá chegar.
Fiquei muito contente por finalmente saber que não fiz quistos (outra das minhas preocupações) e que está tudo normal. Falta fazer mais alguns exames e afinar a melhor estratégia.
Senti nele aquela vontade que muitas vezes reconheço em mim própria, a vontade de vencer um desafio…
Sinto que estou muito mais perto de conseguir realizar o mais importante desafio das nossas vidas…e sinto-me feliz por isso.

Obrigada pelo vosso pensamento positivo. Ficou aqui, neste cantinho a que chamamos coração…

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Hoje é dia...

…de consulta.
Fico sempre assim…desassossegada, inquieta… Depois daquela desagradável consulta com a outra médica, fico sempre apreensiva nas consultas…O médico agora é outro…mas o desassossego mantém-se. Pelo menos desta vez não vou sozinha.
Vamos ver o que diz o Senhor Doutor…

sábado, 2 de junho de 2007

De regresso...

…de uma volta ao mundo em 5 dias.
Foram tantas as culturas, os sons, as formas de estar e de sentir, de conversar, de viver…
Por estes dias deixei-me transportar até Roma e Nápoles onde ganhei uma nova afinidade sob a forma de empatia.
Aprendi a escrever o meu nome em árabe e fiquei impressionada com a simplicidade muçulmana.
Descobri que as chamuças portuguesas são muito apreciadas pela boca de um sul-africano que se deixou encantar pelo nosso Alentejo há 20 anos atrás (Sines, do you know? perguntava-me ele)
Fiquei intrigada com o humor russo: tão depressa estão a falar a sério, como a brincar e perceber a diferença não foi fácil…desconfio mesmo que não cheguei a descobrir…Mas deixei-me levar até S.Petersburgo numa visita guiada pela sua atmosfera…
E fiquei rendida à educação e sentido de humor dos canadianos. Viajei por Toronto e Otawa, pelas noites frias do Inverno aos dias descalços de Verão…
Tudo isto sem sair de Madrid… Uma cidade que gostei de descobrir e que me surpreendeu. Madrid das Tapas na Plaza de Santana e dos passeios no Parque do Retiro, da agitação permanente da Gran Via e do Flamenco dançado de forma arrebatadora…Não tive tempo para visitar museus ou exposições, mas guardo a intenção de voltar um dia com mais tempo.
Foram dias de muito trabalho e empenho, mas de tal forma bem vividos que vão ficar comigo para sempre…


(Viajei por…Espanha (Francisca, Quique, Jesus), Itália (Vera, Nicoletta), Rússia (Alexandrov, Olga), República Checa, Polónia (Slawomir), Holanda, Noruega (Nils), Canadá (Brad, Jeff, Fraser), Africa do Sul, Arábia Saudita (Nasr), Dubai (Jehad), Taiwan (Ann)