sábado, 24 de novembro de 2007

A provincia e eu

Não tendo sido propriamente uma menina da cidade, estava ainda mais longe de ser uma do campo. Sempre gostei de sentir a proximidade ao grande centro urbano e de todas as ofertas culturais, gastronómicas e de lazer que ele oferece. Contudo, e olhando para as oportunidades que tenho aproveitado, eu diria que estão muito aquém do que poderia aproveitar, ocorrendo apenas de lés a lés.

A província, pelo contrário tem vindo a ocupar um lugar sucessivamente maior na fatia da minha vida que lhe dedico. Não só porque moro actualmente numa povoação de província onde ainda existe familiaridade no trato e onde cada vez desenvolvo mais actividades que me dão muito prazer, como trabalho num local com características semelhantes, longe da confusão da grande cidade e do ritmo frenético que ela impõe. Todavia, quer numa vertente como noutra foram opções que tomei já na idade adulta. A primeira por questões sobretudo económicas e a segunda porque a oportunidade de trabalho se me apresentava vantajosa do ponto de vista da progressão profissional, não tendo propriamente considerado a sua localização na tomada de decisão.

No último ano, por razões várias, dou por mim a frequentar outra vez a grande cidade nas horas de maior agitação. Fruto das acções de formação primeiro e mais recentemente com os tratamentos, dou por mim a fazer parte dessa imensa amálgama de pessoas que cruzam as avenidas, sempre a correr ao som do semáforo que ameaça ficar verde para os carros, ou a desesperar por um lugar para estacionar, ou a comer qualquer coisa em pé porque não há lugares sentados e a urgência dos compromissos assim o exige.
E enquanto espero na passadeira que o sinal abra para mim, dou por mim a pensar que já não faço parte dessa massa compacta de pessoas que vive a grande cidade, que já seria difícil voltar a essa impessoalidade citadina da qual fui parte também durante tanto tempo.

Somos criaturas de hábitos, uns que se adquirem outros, outros que se cultivam…mas olhando agora à distância sinto-me mais confortável no meu mundo da província, ainda que precise por vezes de respirar a atmosfera da cidade.

A menina da cidade está cada vez mais menina do campo…
…menos menina também. É que hoje sou pequenina e acrescento mais um ano à minha história de vida.

11 comentários:

Ana disse...

Parabens minha menina do campo.
Que este seja o ano mais importante de todos. Aquele que vais lembrar para sempre com carinho.

Sérgio Pontes disse...

Parabens Atrasados!

Um beijinho e espero que o dia tenha sido bom!

R. disse...

Amiga, que pena que só hoje tenha visto o teu post! Muitos parabéns, atrasados é certo, mas repletos de votos de mtas felicidades!
Eu sou uma menina de cidade, gosto da agitação, daquele excesso de estímulo de teres mtas coisas para ver, mas tb cada vez mais aprecio o sossego e a paz que o campo oferecem. O idela seria mm ter o melhor dos dois mundos.

beijo mto grande

tixa disse...

Parabéns!!!! Eu sei que atrasados , mas aos fins de semana não há net para ninguém.
Como sempre um texto lindo... e mais uma vez me identifiquei com ele... tb eu sonho em viver no campo, tb eu me tenho afastado da grande cidade...conseguindo ter o melhor dos 2 mundos...
Que tenhas tido um dia fantástico!!!! E que tenhas a prenda que desejas.
Um bj enorme

Mary disse...

Parabéns atrasados!
Eu acho que o ideal é viver num sítio em que dê para tirar o melhor que existe das duas. A cidade é a cidade e o campo é paz, alegria....
Bjs

Anónimo disse...

Então sua Magana e não dizias nada!! Já sei... tu não queres é pagar o cafezito, não é?
Parabéns amiga!!

Inca disse...

Parabéns, Parabéns Parabéns! atrasados e certo, mas desejo que para ti este seja um grande ano ;O)
a minha sobrinha mais velha fez no dia 25.
beijinhos

Em busca de uma Estrela disse...

Muitos Parabéns,
Que no próximo ano tenhas a tua estrelinha ao teu colo para festejar contigo.

Bjs

Maria Lavrador disse...

Oh, cheguei atrasada para te dar os parabéns, será que aceitas as minhas desculpas??? Prometo compensar-te qd formos tomar o nosso cafézinho que está prometido!

Espero que tenha tido um dia muito feliz e que a vida te sorria por muitos e longos anos. E qd á prenda que te desejo, nem preciso de dizer qual é, pois não?

Bjs e fica bem

Maria Pereira

Anna72 disse...

Parabéns (muito atrasados mas igualmente muito sinceros)!!!

A cidade onde vivo, por ser na província (confesso que não sou fã desta designação província vs capital), permite a ter uma vida relativamente calma. A dado momento da minha vida optei por não saír daqui, apesar das limitações em termos profissionais, porque entendia e entendo que a qualidade de vida não tem preço e, para mim, este conceito está mais próximo de não ter engarrafamentos, ter a família perto, ter sossego do que de ter variada oferta cultural, comercial e de serviços (apesar de estes também serem importantes).

Bom, já estou a divagar :)

Beijocas provincianas :S

Xana disse...

Só podias ser sagitária também!! LOL Um grande beijinho atrasado de parabéns!!
eu também me considero meio menina da provincia, ando a volta do porto no meu dia a dia, e não me queixo nada!!

Desculpa esta minha ausência, mas as vezes é mesmo preciso!