segunda-feira, 23 de junho de 2008

Férias parte III - Picos da Europa

Se há um ano atrás a cor que eu trazia comigo das férias era o azul-turquesa, a cor destas é sem dúvida o verde. O verde de uma paisagem lindíssima, dos prados de Verão cobertos de vacas a pastar. Das cabras montesas no meio dos trilhos. Das inúmeras cascatas que brotam pelas fissuras das rochas. Das gargantas escavadas pela passagem perpétua das águas. Dos trilhos íngremes pela montanha acima a lembrar os tempos em que apenas passavam pastores e gado e do frio na barriga quando a largura do trilho era de apenas de um palmo e a vertente desafiava a verticalidade. Do cansaço extremo, a raiar os limites da resistência física, logo atenuado pela excelência da vista.

Foram muitos quilómetros palmilhados de alma cheia, leve, feliz, completa, onde me deixei surpreender pelos inúmeros detalhes de uma paisagem que me deixou sem palavras e me preencheu a sede de completude.

Há alturas na minha vida em que gostava de poder transpor para um pequeno livro todos os pormenores que me fascinaram, todos os detalhes que me fizeram parar a marcha e todos os sentimentos que me invadiram ao observar uma paisagem que me tocou. Para que sempre que a memória me atraiçoasse eu pudesse recorrer às folhas desse mesmo livro, o livro das minhas viagens de sensações e eu pudesse recuperar a emoção de voltar a ver pela primeira vez uma paisagem que eu vou querer guardar comigo eternamente.

Fotos de Maganita e Gaijo, Picos da Europa, Junho de 2008

12 comentários:

Inca disse...

é lindo! de uma tranquilidade e de uma beleza espectacular! eu estive em Cangas de Onís e apesar de gostar mais de praia do que montanha é impossível ficar indiferente a essa paisagem a favada? e cidra? ai que foi tão bom ;O)
beijinhos

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

Que lindas fotos! Tu por acaso és fotografa? LOL
Que paisagens maravilhosas com uma beleza indescritível!
Também gosto bastante do verde, porque me fazem lembras os Montes Alentejanos que tanto Amo, e porque, obviamente, é a cor da Esperança.

Bjs Cláudia

R. disse...

Minha querida, que férias fantásticas tiveste. Adorei ler todos os teus relatos e amei as fotos. Apesar de não ser mto amante das montanhas achei fantásticas as tuas fotos e a descrição que fizeste. Apeteceu-me tb estar lá. Acho particularmente piada a essas cabras da montanha que apenas conheço dos documentários da televisão. Vê-las ao vivo deve ser outra coisa :-)

Deves estar de alma renovada. Mantem-na assim :-)

um gde beijinho

Anónimo disse...

Por ali até não me importava de ser um ruminante.
Creio que é dos grandes paraisos da terra e ainda be, que gostaste.

bjs
Hima

Maria Lavrador disse...

Muito bonitas, as fotos, sem duvida que deve ter sido um passeio bem bonito!

Muitas beijocas

Carla disse...

humm, que recanto apetecivel!
Mais uma vez impressionas pela forma como descreves os teus roteiros,s ensações e impressões de viagem...
acho que é uma excelente ideia pegares no teu blog e abraçares-te a esse projecto de escrever um livro ;)
beijinho grande
Carla

Mara disse...

Maganita... Devias escrever um livro! A sério, sobre qualquer coisa... viagens, sentimentos, dia-a-dia. Tu tens jeito rapariga! Pensa nisso.

Beijinhos

P.s. As fotos estão lindas

Anna72 disse...

Os picos da europa são um daqueles locais onde toda a gente devia ir pelo menos uma vez na vida. É impossível ficar indiferente aquela paisagem.

Eu, simplesmente, adoro!

As fotos estão fantásticas.

Sérgio Pontes disse...

Fotos Absolutamente lindissimas! Devem ter sido umas férias muito boas!

Beijinhos

Mary disse...

Adorei as cabrinhas!
Deves ter fartado de andar...
É pena é já terem acabado, né?
BJs

Paula Santos disse...

Que bonitas fotos amiga, deves ter adorado as tuas férias, que inveja, ih!ih!
Beijinhos e boa semana.

Clara disse...

Di-vi-nal!!!!