terça-feira, 17 de junho de 2008

Férias parte II - Por terras do sul

O sul do país é a minha segunda casa. Lá tenho amigos e família, o calor dos afectos e as memórias sempre presentes. É a minha segunda casa, o meu porto de abrigo. Mesmo agora, a fim de tantos anos e de tanto tempo aqui passados, consigo ainda descobrir recantos e paisagens que me preenchem, que me surpreendem e me fazem sentir que vale sempre a pena voltar.

Desta vez fizemos uma pequena paragem em terras alentejanas para passar uns dias com amigos. E apesar dos anos, os sentimentos de amizade permanecem inalterados, as velhas piadas ditas até à exaustão na adolescência continuam a ter o mesmo eco e agora com tantos anos em cima sabem ainda melhor.

Depois foi o prosseguir viagem ainda mais para sul, até à parte serrana mesmo antes do barrocal algarvio. Lá onde o tempo perdeu as horas e eu me encontro tantas vezes. Foi tempo das caminhadas na praia, dos banhos de sol e de mar, dos almoços no mesmo restaurante de sempre ao fundo da rua, das sestas ao inicio da tarde e dos petiscos ao entardecer, das idas ao cinema, dos passeios a pé até ao café, do carinho familiar celebrado sem cerimónia, das conversas sem fim e até de re-encontros inesperados. De todas aquelas pequenas coisas que aqui não sabem a rotina embora se repitam ao longo dos dias que por aqui passamos, mas a férias no sentido mais relaxado do termo.

Desta vez não vos trago relatos de caminhadas. O tempo esteve muito quente para o fazermos. Não houve caminhadas mas deixo aqui a (re) descoberta de uma praia que para mim é uma das mais belas de Portugal. Com uma língua de areia de vários quilómetros onde a natureza se encontra em estado quase puro, acessível apenas de barco, com águas transparentes e quentes e que conserva ainda um certo carácter familiar presente nas artes de marisqueio que ainda se observam. Um mar de areia pejado de conchas de todos os tamanhos e cores que me fizeram reviver as memórias de menina em que chegava a casa com o balde da praia apinhado delas. Hoje o balde desapareceu mas as recordações permanecem. Olho para a cesta da fruta, agora cheia das conchas apanhadas há poucos dias e não posso deixar de sorrir…

Há coisas que nunca mudam…


Fotos do Gaijo, Ilha da Armona, Junho de 2008

Volto em breve...

14 comentários:

Inca disse...

ai que praia deliciosa. Já não vou lá desde à muitos anos. adorei as fotos e a descrição.
Beijinhos

tixa disse...

Minha querida fizeste-me recordar os anos em que tb eu lá passei férias, as idas de barco desdee Olhão, o areal branco e cheio de conquilhas... confesso que no ultimo ano que lá fui (há + de 16 anos) já não achei tanta graça porque parecia que havia muito + gente...
Um bj enorme enorme com saudades

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

Que praia maravilhosa.
Amei as fotos!

Bjs Cláudia

Carla disse...

Minha querida,

é o nosso Algarve, pura e simplesmente! Sem mais palavras, está tudo dito.

E pelas fotos estiveste no meu porto de abrigo- Ilha da Armona!

Decerto nos cruzámos ;) Não viste nenhuma barriguda pela praia????
Eu estive a passar esse fim de semana na ilha.

beijinho grande

Carla

R. disse...

Hum que bom aroma a férias que este post emana :-) Essas praias são verdadeiros paraisos perdidos e o Alentejo é sempre intemporal.

um gde beijinho

Lília disse...

Ah como eu gosto da Armona!!!
É maravilhosa nesta altura do ano em que não há confusões.
´Já lá não vou há uns 4 anos, mas fizeste bem em relembrar-me desse lugar maravilhoso.

Beijos

cris disse...

Olá amiga, espero que as férias estejam a ser do mais rejuvenedor possível. Olha também estava a pensar em ir a fuerteventura, ando a pesquisar, e já agora precisava de umas dicas. Em que hotel ficas-te, era bom? E qual a melhor zona para ficar? Beijocas grandes

Mary disse...

Eu tb sou amante do Alentejo e apesar de conhecer muito dele não vou ficar satisfita enquanto não o conhecer todinho.
Bjs

Maria Lavrador disse...

Foram pois uns dias bem passado, sabe sempre bem...

Uma beijoca amiga

Mara disse...

Nostalgia... é o que sinto no teu post.
Relembrar de velhos tempos. As fotos estão lindas.

Bj

Sérgio Pontes disse...

Deve ser uma praia espectacular!

Beijinhos

Paula Santos disse...

Mas que fim de semana bem passado, também adoro o Algarve , apesar de não poder fazer praia, de vez em quando também lá vou passear.
Beijinhos e bom fim de semana

Ana disse...

Ai quem me dera estar ai....

Time Traveller disse...

Pelo movimento da praia e pelas cores das fotos, acho que és das minhas - praia é logo pela manhãzinha! Para ser toda nossa! :)

Que boas que são as férias, não é? :)