segunda-feira, 9 de junho de 2008

Férias parte I - Fuerteventura

Não é fácil gostar de Fuerteventura. O primeiro impacto é de facto “fuerte”, termo aliás que faz parte integrante do vocabulário desta ilha. Aqui só sobreviveram os mais fortes, os que não se deixaram abater pelo inóspito, que venceram a aridez de uma terra que pouco dá mas com muito para oferecer. À primeira vista tudo parece desolador. A paisagem é desértica, a cor predominante é o castanho, na sua multiplicidade de tons: do castanho ocre das vertentes mordidas pela erosão ao castanho quase negro, a relembrar sempre a sua origem intempestiva, vulcânica, agreste. A vegetação é escassa, praticamente inexistente, e a que brota de forma espontânea empresta os seus tons glaucos à paisagem monocromática de castanho. E no entanto, no meio deste ambiente hostil, eis que ao segundo olhar se descobre vida escondida que a amiúde ocupa este espaço: coelhos, esquilos, lagartos, cabras, burros. Os esquilos já perceberam o potencial que o turista representa na sua alimentação. São por isso presença frequente nos pontos onde é fácil promover este contacto: junto aos barrancos, em pontos de passagem entre praias ou em miradouros. As cabras pastam livremente pelos campos demarcados apenas com redes junto às estradas. Têm uma ilha por sua conta e fazem jus à sua identidade “fuerte”. Aqui e ali surgem por vezes pequenos oásis de vegetação, no seu sentido mais literal. A agrura do clima é de tal forma que apenas nos barrancos, esses grandes sulcos que as águas das chuvas entalham pelas vertentes fora, ocorrem de forma espontânea. Esta foi, para mim, a impressão mais marcante desta ilha: é impossível ficar indiferente a este ambiente tão inóspito.

Dois outros aspectos merecem alvo de destaque: as praias e o vento. O vento é presença constante e omnipresente. Sempre o foi. Em toda a ilha existem diversos moinhos que testemunham as primeiras tentativas de povoamento, sobretudo no interior da ilha onde a pouca população existente fixava residência devido às ameaças de piratas e corsários que historicamente aqui aportavam com alguma frequência.

E é claro que não poderia deixar de referir as belíssimas praias: desde os extensos areais da Jandia no sul ao semblante dunar de Corralejo no norte, onde a areia insiste em cruzar a estrada a seu belo prazer, em danças deslizantes ao sabor do vento. Sem esquecer a beleza das enseadas negras em claro contraste com o azul-turquesa que se vislumbra no mar. Guardo a saborosa recordação dos longos passeios durante a maré vazia em que passámos de praia em praia, sempre divididos entre o ficar e ceder à ânsia de conhecer a praia seguinte.

Fuerteventura é um daqueles sítios em que não se consegue fica alheio. Goste-se ou não. É por isso um local de impressões “fuertes”, que marcam e não se esquecem, diferente de tudo aquilo já conhecia. E que não irei esquecer…



Fotos de Maganita e Gaijo, Fuerteventura, Junho de 2008

13 comentários:

Anna72 disse...

Um relato fantástico acompanhado por fotos fantásticas! :D

Aiiii! Nunca mais chega Agosto! :P

Beijocas

R. disse...

Minha querida, adorei a tua descrição. Verdadeiramente fantástica, como o são todas as descrições verdadeiramente sentidas. Nunca fui ao arquipélago das Canárias mas já tinha visto fotos de amigos nomeadamente de Lanzarote que tb tem o seu quê de inóspito. Mas acredito que no meio dessa aridez ainda se torne mais magnífico assistir a qualquer forma de vida.

A tua última foto em que encontramos o azul do mar depois de habituarmos os olhos ao castanho, mostra bem a beleza do contraste.

Continuação de boas férias. Já percebi que vais para o meu local preferido de Portugal :-) espero que te divirtas mto e que nos presenteis com mais destes relatos.

um gde beijinho repleto de aromas estivais

Lília disse...

Minha querida,

Ao ler o que tu escreveste lembrei-me da minha estada em Tenerife.
Embora menos agreste, Tenerife também tem muitas zonas de puro deserto, onde também reina o ocre...
Aliás mesmo nas partes puramente turisticas, é aproveitada esta tonalidade para fazer os jardins.

Aliás quando regressei, ao mostrar as fotos a familiares e amigos, todos faziam algum comentário sobre a falta de verde, sobre os tons castanhos, e eu apenas respondia: Tens de lá ir, a foto não transmite o que lá se vê, o que lá se sente.

Gostei muito da tua descrição e as fotos são muito boas.

Beijinhos

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

Tu fazes uma descrição tão pormenorizada que quase consigo sentir o vento...
Excelente escrita e Post! E excelentes férias, não? pelo menos, primaram pela diferença.

Bjs Cláudia

Babisonho disse...

o bom tempo chegou realmente, mas nao com boas noticias para mim, o teste deu negativo.
Passei aqui para me despedir, vou me afastar por uns tempo, um grande beijo, e muita sorte!

Anuska disse...

Fantástica é a forma como descreves o teu dstino de férias! Muito bom mesmo! Beijocas!

Inca disse...

que bela descrição e que belas fotos! continuação de boas férias.beijinhos

Anónimo disse...

Bem vinda de volta às nossas paragens

Saudades Hima

Time Traveller disse...

Que bom que as férias foram boas :) Para mim, qualquer pausa à distância de um avião, é boa! :)

Sê bem-vinda!

Micas disse...

Huuummm..que descrição tão perfeita! E parece que a 1ª"prova" das férias foi superada com êxito, certo???

Espero que continuem a ser muuuuito boas e sempre com o cachecol ao pescoço, ok?? :-)
Beijinhos,
Inês

Ana disse...

Parece muito bonito, um pouco diferente mas lindo mesmo assim.
Os esquilos sao uns desavergonhados, sao uns animais que nao se envergonham nada de pedir comida, tenho-os aqui no meu quintal, saltam por cima dos muros, arvores, telhados, sao muito malucos, mas sao tambem muito doceis chegam de mansinho e comem na nossa mao.
Beijinhos

tixa disse...

Adorei as imagens e a tua descrição, nunca tinha tido curiosidade sobre Fuerteventura, nada conhecia, mas confesso-te fiquei curiosa... dispensava o vento, para isso já temos cá a nortada tão tipica...
Espero que tenhas descansado e namorado muito!!!
Bjcs enormes nossas

Mara disse...

Ainda bem que gostaste, aliás só podia... uma mulher "fuerte" como tu!!