quinta-feira, 1 de maio de 2008

?

Quem fez ao sapo o leito carmesim
De rosas desfolhadas à noitinha?
E quem vestiu de monja a andorinha,
E perfumou as sombras do jardim?

Quem cinzelou estrelas no jasmim?
Quem deu esses cabelos de rainha
Ao girassol? Quem fez o mar? E a minha
Alma sangrar? Quem me criou a mim?

Quem fez o homens e deu vida aos lobos?
Santa Teresa em místicos arroubos?
Os monstros? E os profetas? E o luar?

Quem nos deu asas para andar de rastos?
Quem nos deu olhos para ver os astros
- Sem nos dar braços para os alcançar?



Florbela Espanca

Não é que esteja surpreendida com o resultado deste último tratamento mas preciso de certa forma digerir a passagem para o escalão seguinte.

E cada vez me custa mais a subir a escadaria…

12 comentários:

Time Traveller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Time Traveller disse...

Que lindo ( e ao mesmo tempo tão triste) poema de Florbela Espanca!

Sentimos cada verso, não é? Mas olha, o melhor que a vida tem não são as coisas boas em si mas a sua conquista, ou seja, todo o processo de crescimento humano que está por detrás de uma luta, de um sonho, de uma alegria final.

E estou certa de que continua a haver muitas estrelinhas no céu desejosas de cintilarem nas nossas barriguinhas um dia :)

Força!

Anónimo disse...

Não posso fazer muito, mas estendo-te a mão com amizade e carinho para que não seja tão dificil subir as escadas.

Bj grande e bom fim de semana

R. disse...

Eu que sou uma fã incondicional dos sonetos da Florbela Espanca, adoro este. Porque apesar de tristes eles encerram as verdades de alguns dos nossos dias. Espero que amanhã já os teus sentimentos sejam outros, mais coloridos como tu pp gostas.

Custa muito eu sei minha querida, mas tb temos de manter o motor a trabalhar e ele alimenta-se a esperança.

beijo enorme carregado de poesia

Clara disse...

A Sô Dona Florbela tem sempre algo que se encaixa.

O motivo pelo qual se encaixa é que quase nunca é o melhor.


Se precisares falar, estou aqui.

Um abraço

Inca disse...

temos dias que olhamos para as escadas e parece que os degraus nunca mais acabam, e sentimos que não temos força nem para levantar mais um pé quanto mais os dois, mas a verdade é que basta descansar um bocadinho e as forças vão voltando. E não esqueças, o fim de um ciclo é sempre o início do outro, e todos os inícios vem acompanhados de esperança. beijinhos

Babisonho disse...

Lindo...
Força, um dia chegaras lá,
jinhos

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

É por isso que venho ao teu cantinho sempre que posso, para que de alguma forma, as minhas palavras te sirvam de apoio para subires essa enorme escadaria...
Bjs Cláudia

Anna72 disse...

Podemos não ter os braços para alcançar os astros mas temos a escada para nos ajudar a chegar lá.

Tenta encará-la não como um obstáculo mas sim como um meio.

Beijocas

tixa disse...

Minha linda às vezes mais vale começar a subir a escada sem olhar para o nº de degraus que falta...antes isso que marcar passo certo???
Tenho a certeza que vais ter sucessso!!!!!!!!!!!
Força!!!!!!!
Bjcs enormes

Carla disse...

minha amiga,
vais subir a escadaria, uma a uma e quando chegares lá cima, vais sentir-te a mulher mais feliz do mundo...
quando as forças faltarem, nós daremos um empurrão!
Vá, toca a reunir forças
beijinho grande e conta comigo
Carla

Micas disse...

Amiga que saudades eu tinha de vir aqui!!

Espero que por estes dias já andes mais animada...e cheia de força e coragem para continuar a "subir"!!

A nossa vida é feita de lutas!

Um grande beijinho,
Inês