terça-feira, 20 de maio de 2008

Coisas que nunca mudam

Lembro-me quando era pequena e os preparativos para as férias começavam logo na semana anterior. Eu a arrumar os brinquedos de praia e praticamente o quarto inteiro e a tentar mete-los numa malita pequena e a minha mãe de mãos na cabeça a olhar para tudo aquilo que eu queria levar. Como é que ela não compreendia que todos aqueles brinquedos me podiam fazer falta? E que me apetecesse brincar com eles e não os tivesse comigo? Claro que depois ficavam a um canto na casa da minha avó, mas naqueles dias pré - férias eram parte integrante da minha bagagem.

Lembro-me também daquele nervoso miudinho, ansiedade em querer partir logo. A noite anterior era quase sempre mal dormida. Acordava muitas vezes durante a madrugada para ver se já havia chegado a hora de finalmente começar a carregar o carro.
Naqueles tempos a viagem até ao Algarve demorava quase um dia inteiro. A A2 ia apenas até Setúbal e ainda hoje quando passo pelos semáforos junto ao Jumbo me lembro dessas odisseias. Saíamos de manhã bem cedo para fugir ao calor e ao trânsito.
Levava-se farnel e se havia bicha (agora diz-se fila) encostava-se junto a um sobreiro e almoçava-se pacatamente.

Não havia telefones e para não preocupar a minha avó nunca dizíamos quando íamos. A surpresa da nossa chegada era sempre saudada com muitos abraços e lágrimas de alegria seguidos da preocupação com a janta.
Dormia-se em camas improvisadas e ainda hoje me interrogo como é que numa casa tão pequena (32m2) cabia tanta gente, sobretudo se coincidia com as férias dos meus tios e primos.

Hoje as diferenças são muitas, mas ao recordar estes momentos vejo que no fundo ainda sou uma criança grande. Continuo a querer levar o roupeiro inteiro comigo. Continuo a passar as noites anteriores a sonhar com as férias e a véspera continua a ser muito mal dormida. Continuo a sentir aquele bichinho carpinteiro para partir e enquanto não estou em viagem não descanso. Massacro os que estão à minha volta com o mesmo assunto, porque não me canso de fazer planos (ainda não aprendi a lição)

E continuo a contar os dias… já só faltam 11!

6 comentários:

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

Desculpa, mas, e mais uma vez, revi-me num teu post...
Também anseio imenso as férias o ir estar com os meus pais no Alentejo (não temos lá casa mas vamos sempre para lá, desde há uns anos...).
E até sair de Lisboa e correr todo esse caminho recordo quando era pequena exactamente como tu, com direito a farnel e tudo...
Bjs Cláudia

Clara disse...

Havia algo que falta muito agora a muita gente: boa vontade!

Bons preparativos ;)

Time Traveller disse...

11 dias para as férias? Que inveja!!! Olha, para as minhas faltam... 2 meses e tal. Hoje ainda tentei (looooool) que o meu boss me deixasse ir de férias noutra altura mas ele não foi em cantigas Loooool

Também gosto de levar tudo comigo e geralmente faço uma mala enorme. Depois, começo a retirar coisas da mala para caberem outras mais importantes e faço isto durante 2 ou 3 horas... até que parto sempre com uma mala minúscula que nem precisa de ir para o porão!

No ano passado, na China, um casal de gays espanhóis que viajava com 5 malas gigantes, ao ver a minha mala não se conteve e perguntou como era possível?!?!?!? É que eu troquei de roupa todos os dias... e foram 15! E só levava uma malinha pequena :)

Maria Lavrador disse...

Estas recordações de infância são tão giras e no fundo reflectem-se em nós qd somos adultos.

Mil beijos e boas férias!!!!

Inca disse...

só 11? ai tão pouco! beijinhos e bom feriado.

Inca disse...

amiga adorei o teu comentário lol!
Já te disse que gosto mt de ti? toma lá uma beijoca cibernética shuac! vou já tratar das larajas ou melhor das Larachas lolada!