quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Dieta à la carte

Fazer dieta não deve constituir uma etapa na nossa vida, algo que passado algum tempo deixa de ser seguido e permite que o peso perdido seja novamente readquirido. Aliás, acho a palavra dieta demasiado pesada, restritiva, a lembrar sistematicamente que não podemos ou não devemos fazer algo, o que só por si é pouco encorajador.

Acho que melhor do que fazer dieta é adquirir novos hábitos alimentares, mais saudáveis e claro, fazer algum exercício físico. Há uns anos atrás atingi um peso demasiado alto:75 kg e uma vez que sou mais do tipo “rasteirinha”, fiquei uma pequena bola deambulante que de saltitona tinha cada vez menos.

Resolvi fazer algo para reverter a situação, mas queria fazê-lo de forma conscienciosa. Comprei alguns livros sobre nutrição e alimentação e com isto aprendi a seleccionar melhor os alimentos e a melhor forma de os cozinhar. Aprendi igualmente a substituir alguns alimentos por outros mais saudáveis, que de resto pouco ficavam atrás em termos de paladar.

Acrescentei ainda um grande aliado não só para o corpo mas também para a mente: o exercício físico. Sempre gostei de actividades ao ar livre (as saudades que tenho dos trabalhos de campo da faculdade…), mas a lufa-lufa do dia a dia deixava-me pouco tempo disponível para frequentar um ginásio, para além de que o orçamento familiar vai sendo cada vez mais pequeno para fazer face ao aumento do custo de vida.

Assim sendo, a solução apresentou-se sob a forma de caminhadas. È fácil, não requer vestuário próprio, pode ser feito em qualquer lado, é de borla e ainda pode ser efectuado com companhia ou então constituir um espaço pessoal de reflexão. E basta apenas uma caminhada de 30 a 40 minutos para que se queimem as calorias do gelado que comemos ao almoço…
Com isto perdi 17 kg em cerca de 8 meses. Destes recuperei 7 kg com os tratamentos, o Natal e algum abandono das práticas das caminhadas, mas sei que os hábitos mais saudáveis que adquiri me têm valido para não aumentar mais de peso.

Resta-me então, fazer não propriamente dieta no sentido restrito da palavra, mas insistir mais na manutenção de uma alimentação tão saudável quanto possível e voltar às minhas caminhadas à hora de almoço.

Espero ter ajudado quem como eu se debate com problemas com a balança. Depois conto a minha evolução nos próximos tempos…

5 comentários:

Mary disse...

Acho que essa tua "dieta" deveria ser o quotidiano da nossa vida para nos sentirmos sempre bem e termos sempre saúde. Bom... mas eu vou por agora excluir-me um pouco porque uma vez por semana permito-me ser fraca e comer um docinho ;)
Bjs

Anónimo disse...

Ó Meu Deus!!!
Eu luto com essa malvada dieta desde que comecei a olhar pra mim!!

O que fazes definitivamente é melhor do que aquilo que eu faço.
Beijocas.

Ana disse...

Antes da Xana nascer (9 anos) tinha 55 kg, tenho 1,67, estava optima, sentia-me linda.
Agora estou com 72 kg e sinto-me uma baleia com pernas, mas o pior de tudo eh que eu nao como porcarias, odeios molhos, fast food, bolos (excepto bolo rei) fritos, guloseimas, o meu unico pecado eh o chocolate, como muito pouco sempre fui assim e nao sei porque raio nao perco estas banhas!!.
Comprei esta semana O Core Secret para fazer ginastica em casa, vamos a ver, caminhar tambem gosto muito mas aqui nao da por causa do frio.
Sabes qual eh o Santo das Dietas para eu lhe pedir um milagre?

Camy disse...

Vou pensar no teu conselho e se calhar vou po-lo em prática. Pois eu já tenho uma alimenteção equilibrada, o pior é o ginásio, desisto sempre, se calhar vou começar a caminhar.
Obrigada pelo conselho.

Bjs

Inca disse...

tb optei pelas caminhadas, principalmente porque aproveito e passeio a Naomi, tb tento ter cuidado com o que como mas sem grandes exageros.O facto é que ando para perder 4 ks desde julho e ainda faltam perder 2.Sucesso para ti, beijinhos