sábado, 21 de abril de 2007

Um grão de areia


Uma das coisas que mais prazer me dá é ter tempo para apreciar aqueles dias imediatamente antes de partir para férias. Pensar naquilo que gostaria de fazer, imaginar os ambientes, as gentes, os costumes, os cheiros, as cores. Eu sinto que começo a viajar a partir do momento que decidimos ir, não importa o sítio, porque o quebrar da rotina só por si é suficiente para tornar apetecível qualquer lugar, dentro ou fora de portas.

Tudo é possível nestes dias que antecedem a partida. Imaginar o cheiro no primeiro contacto, e sentir depois essa sensação gravar-se na nossa memória de odores. Viver de perto as rotinas das gentes locais é viver, ainda que por uns momentos, o que seria a nossa vida nesse contexto (e tirar as devidas elações disso). Ouvir o falar autóctone, reflexo de culturas e modos de viver completamente diferentes, distinguir sotaques e expressões locais (um dos meus passatempos preferidos em férias), ou adivinhar interpretações para as expressões faciais quando a língua se torna um obstáculo à conversação.

Tudo isto passa pelo meu imaginário nestes dias pré-férias. E depois, in loco, é deixar-me levar pelo que vou descobrindo. Às vezes sucede que as expectativas criadas diferem bastante da realidade mas ainda assim vale sempre a pena. Mas é por isso também que arrisco dizer que o melhor das férias é este meio tempo que passamos a adivinhar o que vamos encontrar. Vivê-las é fantástico mas estes dias na véspera trazem consigo um gostinho que supera qualquer adversidade, ou dificuldade que possamos encontrar no caminho.

Por tudo isto sinto um pequeno travo amargo na alma quando penso que este ano talvez não haja orçamento para uma escapadela. Já estava (mal) habituada a fazê-lo, pelo menos uma vez por ano, em jeito de recompensa pelo stress e cansaço acumulados.
Mas também sei que sou uma sortuda por poder pelo menos equacioná-lo. Muitos há que não têm a mesma sorte…mas o ser humano é insatisfeito por natureza, não é? E eu cá sou muito ser humano…
(Foto do Gaijo, México, Setembro 2005)

14 comentários:

Ana disse...

Eh curioso isso dos cheiros, mas eh assim mesmo, os paises teem cheiros diferentes, ate as vezes de cidade para cidade eu noto isso.
Sou mesmo uma estupida imbecil, podia viajar muito mais do que viajo, ate porque viajamos quase de borla, mas tenho pavor de andar de aviao, eh uma tortura.
Dias antes, entro em parafuso, comeco a inventar algo para me impedir de ir, a minha fobia cada vez esta pior!

Camy disse...

Viajar é optimo, conhecer novos paises, novas culturas, comidas ,etc. Mas os dias antecedem começo também a pensar na viagem de avião, será que ele ainda caí, será que vai correr tudo bem? Mas depois de chegar ao destino é só aprecia-lo Também este ano está tudo muito condicionado,penso que se calhar não vamos, pois os tt levam-nos os euros todos. Nunca tive que pensar tanto em dinheiro como agora, mas mais cedo ou mais tarde temos de pensar que vamos estar naquele maravilhoso país com o homem da nossa vida e o filho que tanto desejamos.

Beijos camy

Kitty disse...

Penso como tu!
:)
Beijinho

espreita:
http://astresmeninasgemeas.blogspot.com/

R. disse...

Minha querida, faço das tuas lindas palavras as minhas porque partilho inteiramente o seu conteúdo. Também acho que das melhores coisas das viagens é mesmo a véspera e o seu planeamento. Imaginar o que poderá ser mesmo que nunca passe disso mesmo, de imaginação.

beijinho para ti e obrigada pelas palavras que me dirigiste no meu blog. Estão no coração!

Anónimo disse...

Também estava a reconhecer e que saudades....
Dá para encher a alma

bjs daquele tamanho

cris disse...

O que eu gosto de viajar, sem dúvida uma das minhas perdições, mas, tal como tu, este ano não sei se irei para algum local ainda desconhecido.
PS: Belo texto! Parabens, gostei muito mesmo!
Beijocas

tiquinha disse...

A antecipação da viagem e sem duvida das melhores sensações que se podem ter. Também eu gosto de me embrenhar nos odores, nas cores nas culturas.... eu já há dois anos que não faço férias lá fora; confesso que este teu post me fez sentir muito nostalgica, e triste porque mais uma vez este ano vai ser passado cá dentro....não que desgoste, mas já e tão familiar.
beijocas
tica

Xana disse...

upss!!! Mail errado!!! o anterior sou eu...
tica

Sónia e MI disse...

:)))
ainda há dias me lembrava que entre 18 e 26 de Abril de 01 estava em Punta Cana e na mesma data mas em 04 estava em Itália... hoje nessa data, estou em casa LOL :D

Que saudades dos cheiros e das cores dos outros países.

Ruby disse...

Uhmm ferias...que saudades de ir conhecer novos locais, novas culturas, é tão bom, já tenho saudades, vamos ver se este ano dá para irmos a algum lado, ainda estamos a equacionar essa hipotese, a ver vamos.

Adorei o teu texto, mas nao fiques triste se não poderes ir, para o ano será melhor, é assim que eu tento pensar.

bjs

Mary disse...

Meu Deus, se é bom viajar!
Só o descobri na minha lua-de-mel pois foi a 1ª vez que viajei a sério. E fiquei viciada. É pena que seja um vício muito caro.
Antes de partir procuro sempre informação e gosto muito de ler coisas acerca do sítio para onde vou. Assim, quando lá chego já estou atenta para certos pormenores que não posso deixar de ver e sentir.
Este ano fui a já fui a Sevilha e acho que vem por aí uma viagem a Cuba mas essa é oferecida pq de outro modo não seria possível.
Bjs

Paula Santos disse...

Bom feriado para ti amiga.
Beijinhos.
Paula Santos

Pandora disse...

Eu também adoro planear férias quase tanto como viajar.
Mas este ano ainda estão longe...

Maria Lavrador disse...

Miga

Não consigo comentar o teu post de 1 de Maio mas queria dizer-te que te compreendo perfeitamente. Chega a uma altura que os testes de gravidez tb são nossos inimigos, pois não nos dizem o que queremos ouvir e acabam com os nossos sonhos. de qualquer maneira o teu atraso é de quanto tempo? É que ao fim de algum tempo mais vale ter a certeza mesmo :)

Beijocas

Maria Pereira

www.era1xeu.blogs.sapo.pt