sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O sentido e a falta dele

Passo os olhos pelas estantes. Estão cheias de livros. Algumas têm já livros em segunda fila, escondendo os mais antigos. A maior parte contudo está compactada, aproveitando todo o espaço disponível. Passo os olhos uma e outra vez, prateleira após prateleira em busca de um título que me faça despertar desta letargia literária que me consome. Quanto mais perscruto menos vontade tenho de agarrar em algum. Relembro algumas obras que li com uma vontade que hoje invejo: Monte dos Vendavais, A Dama das Camélias, a Insustentável Leveza do Ser, Charneca em Flor, O Principezinho, Papalagui,… e sinto pena por não conseguir voltar a sentir o mesmo prazer que tinha nessa altura. Hoje confesso que a maioria das obras me parece de plástico, numa espécie de "fast-read" no sentido em que não se volta a ler outra vez.
Contudo tenho lido. Tenho feito um esforço para continuar a ler, mas do que tenho lido, uma boa parte, senão mesmo a maioria, esqueço assim que o fecho. Não fica impregnado em mim. Não sinto. Não sinto o livro. No entanto continuo a sentir falta de ler. De degustar essas longas horas dedicadas à leitura. De me emocionar com a história. De fazer parte dela. Do sentir que faz sentido.
E enquanto procuro o livro que me faça sair deste impasse entro vezes sem conta nas livrarias e saio com as mãos vazias. De livros e de sentido…

3 comentários:

Maria Lavrador disse...

Eu tb n sei viver sem ler e durante as férias li um livro do qual gostei bastante, chama-se "Kafka à beira mar" e não me lembro do nome do autor, por ser estanho (é japonês) mas confesso que n lia um livro q gostasse assim á algum tempo. Antes disso li o "Marly e eu" e tb gostei. Aqui ficam as minhas sugestões

beijocas, bom fim de semana e boas leituras

_+*Ælitis*+_ disse...

Com bastante vergonha aqui digo que infelizmente não tenho lido muito :(

Beijo meu ♥,

A Elite

Mara disse...

Também posso deixar uma sugestão???

"A filha da minha melhor amiga" de Dorothy Koomson

Beijocas