segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dias marienses

Os dias demoram a passar. Ainda assim eu diria que passam mais rápido do que havia imaginado. Talvez porque já vinha a contar com isso. Volto a descobrir que afinal ainda possuo alguma réstia de paciência. A ver vamos se é assim até ao fim.

No fim-de-semana fui descobrir a ilha. Apesar da falta de companhia devo dizer que a experiência não foi má de todo. Demorei o tempo que me apeteceu e acabei por só regressar ao hotel à tardinha. Esta ilha é menos verde que eu imaginava mas ainda assim muito bonita. O clima é mais seco do que nas restantes e por isso não é de estranhar a existência de vinhas (quem diria!).

Ontem, contudo o clima temperamental dos Açores resolveu fazer-se notar e apesar de preparar a mochila para fazer um pedestre acabei por adiar. Prefiro fazê-lo com melhores condições climatéricas e picnicar pelo caminho. Sim, que gaija que é gaija não gosta de andar no meio da lama, sobretudo se tiver a roupa à conta para a estadia. Outros fins-de-semana virão.

Vamos às soltas:
- Tenho de andar sempre com dinheiro trocado. Os multibancos nem sempre funcionam, apesar de existirem, e mesmo notas de 20€ não são fáceis de trocar. No sábado não consegui pagar o almoço. Resultado, ontem voltei a almoçar no mesmo sítio para pagar a despesa do dia anterior (o que vale é que eu sou uma “messinha” honesta).

-as estradas são muito estreitas. Faz-me um bocado de confusão conduzir aqui. Na maior parte delas mal cabem dois carros e depois é só curvas e contracurvas à semelhança das estradas de montanha. Às vezes vejo algo que me apetece fotografar mas não há sítio para parar e apesar de o trânsito ser praticamente nulo, há sempre alguém atrás de mim nessas alturas.

- o azul das águas é de uma tonalidade impressionante. É um azul profundo, intenso, penetrante. Não encontro paralelo em nenhum outro sítio por onde tenha estado.

- É uma pena a existência de tanto lixo nas ruas, nas baias, nas bermas das estradas… denota uma falta de cuidado e civismo que não esperava encontrar.

- No sotaque o que mais me chama a atenção é a quase ausência de “i”, passa tudo a “e”. Assim se disser que estou em Santa Marea e que não gosto de conduzer aque, quase que passo por autóctone…ou não...

Aqui ficam algumas fotos deste fim-de-semana.

Baia de S. Lourenço

Maia


Estrada para Pico Alto

Antiga Fábrica da Baleia (Maia)



3 comentários:

Anónimo disse...

Que bom que estás a aproveitar o teu tempo aí!
Eu por cá ainda não me esqueçi do prometido, mas é como os Açoreanos... é para comer, degustar e ir fazendoi a digestão ;-)

Muitas energias positivas do continente.

hima

Anuska disse...

As fotos são espectaculares! Bom resto de estadia! Beijocas!

BabyJust disse...

Essas fotos enchem-nos o coração, que beleza única... esse azul, fiquei com curiosidade, aqui o mar é cinzento......
Adorei saber essas pequenas curiosidades... Aproveita ao máximo, mesmo sozinha, é bom às vezes (nem sempre eu sei)
Beijokas enormes
Patrícia