domingo, 23 de dezembro de 2007

Quando dizemos o que os outros não gostariam de ouvir

Abri o coração. Falei com toda a sinceridade. Se alguém nos faz sentir merecedora das suas maiores confidências merece ouvir de nós aquilo que genuinamente pensamos. Essa é provavelmente a maior prova de amizade que podemos oferecer a alguém.
Mas depois…depois fica sempre aquela sensação algo incómoda de saber que os outros vão meditar acerca do que dissemos e pensámos, sobretudo quando o que dissemos e pensámos não são exactamente o que mais gostariam de ouvir…

Porque não é fácil dizer que achamos que o caminho tomado foi um atalho com consequências duvidosas. Porque acho que essa pessoa é tão especial que merece que lutem por ela como nunca o haviam feito… porque, embora seja mais fácil regressar ao conforto do que já se teve sem ter reconstruído de forma sólida os alicerces de uma relação, esse é o também o primeiro passo para regressar novamente ao passado, esse passado que abriu feridas profundas, num futuro muito próximo.

Mas fui sincera, na convicção que não seria uma boa amiga se não fosse assim. Porque não sou capaz de anuir apenas porque é mais fácil....Mas sobretudo porque gostaria que, se fosse comigo, ela tivesse essa atitude também: de oferecer sinceridade.

3 comentários:

Ana disse...

Quando existe amizade a sinceridade eh obrigatoria. Aos outros, os conhecidos, podemos por delicadeza mentir ou fingir que concordamos, aos amigos nao.
Mesmo que tenha sido dificil para a tua amiga ouvir a tua opiniao ela sabe que foste sincera.
A verdadeira amizade eh rara por isso ha que ser transparente.
Para ti Maganita desejo-te um Natal muito feliz e um Ano Novo cheio de felicidade, aquele que vais recordar para sempre com um carinho muito especial, (tu sabes o que eh)que estas palavras se facam verdade.
Um abraco grande com muito carinho.

Sónia e MI disse...

Não sabendo os detalhes, acredito que tomaste a melhor decisão, que o que lhe disseste foi ouvido, e se meditou sobre isso, tanto melhor. As pessoas à nossa volta, tal como nós, tb crescem com aquilo que se diz, que se tenta ensinar, que se vivencia.
Acredito que tenha valido a pena essa conversa, pq apesar de tudo amigos não são só aqueles que nos batem no ombro, mas tb os que nos ferem com a verdade.

Festas felizes.

Sérgio Pontes disse...

A vida têm dessas coisas, mete-nos perante situações onde temos bem que avaliar as nossas reacções!

Beijinhos e boas festas!