quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Pensamentos soltos

Faz sentido viver a vida sem sentido? Claramente que não.
Faz sentido procurar um sentido para ela? Sim, sem dúvida.
Faz sentido vivê-la de acordo com esse sentido que se lhe dá? Até que ponto temos nós a clara noção do sentido a tomar? E quando nos sentimos refém desse sentido, como mudar o sentido da vida sem que dela percamos o norte? Adequar a nossa vivência em função do que vamos obtendo é para mim talvez a melhor solução, resguarda-me dos dissabores de não conseguir atingir algumas das metas que estabeleci, mas ao rodar o sentido da minha vida em função daquilo que vou conseguindo saborear, embora reconfortante, deixa-me ainda um certo travo amargo na boca.

Tenho pensado bastante acerca de como viver sem pensar muito nesta parte da minha vida. Como vivê-la sem pensar recorrentemente como será o meu futuro, ou de um futuro apenas a dois, e confesso que me é algo que o faço com alguma dificuldade. Dir-me-ão és nova, tens tanto tempo ainda… eu sei disso, mas isso não torna a minha vivência necessariamente mais preenchida, por muito que a tente recheá-la de bons momentos. Nem me acalma o desassossego que por vezes me morde. Sinto ainda assim que lido melhor com esta incerteza do que o fazia há algum tempo atrás.
Falta-me agora aprender a fazê-lo de forma mais leve e solta…e eis que volto ao sentido da vida.

12 comentários:

R. disse...

Minha querida, revejo-me inteiramente nestas tuas palavras. A vida tem o sentido que lhe quisermos dar e ficar presa a algo que não atingimos é que não faz sentido nenhum. Mas convencer o nosso coração disto é que parece ser difícil. Enfim, este tema tinha pano para mangas.

Amiga, que mantenhas este teu sentido poético e permite-te ser feliz.

beijos... mtos

Maria Lavrador disse...

Acho que passamos a vida a procurar um sentido para ela, um objectivo, uma meta. Qd a alcançamos, estamos já à procura da proxima e somos uns eternos insatisfeitos. Somos humanos, só isso...

Tal como a Amora diz, teriamos aqui pano para mangas. Mas seja qual for o sentido da nossa vida, temos de procurar vive-la da melhor forma possivel e tentarmos tb sermos felizes.

Mil bjs só para ti

Maria Pereira

Anna72 disse...

E estes "pensamentos soltos" também são meus :)

Um texto brilhantemente escrito!

"Sinto ainda assim que lido melhor com esta incerteza do que o fazia há algum tempo atrás" - esta afirmação mostra que estás no caminho certo para "fazê-lo de forma mais leve e solta…e eis que volto ao sentido da vida".

Um beijo grande! :)

Ana disse...

Sei a que te referes....

Inca disse...

mais uma que se revê (literalmente) nas tuas palavras, procuramos sempre uma explicação para as lições que a vida nos dá, mas o pior é quando se é uma má aluna como eu, e não entende as lições. eu continuo a procurar e não encontro.
Vais no bom caminho e é com “sabias” como tu que procuro aprender o meu caminho. beijinhos muito, muito grandes.

Mary disse...

É sempre tão bom ler as tuas palavras. Acho que tu reflectes em factos da vida e te consegues exprimir muito bem, mesmo sem dares resposta à questão a que te referes, mas teces comentários importantes e bonitos.
O sentido que eu dou à minha vida é lutar pelo que acredito que seja a felicidade para mim e se puder ainda ajudar na dos que mais amo.
Bjs

cris disse...

Percebo tão bem esse desassossego que falas, tão bem ...
Beijocas

tixa disse...

Adorei as tuas palavras... descrevem o caminho que tento dar à minha vida... revi-me em cada letra...
Um bj grande

Micas disse...

Amiga,
A tua forma de escrever é única...consegues passar para palavras o que tantas sentimos... O tempo e a nossa maturidade levar-nos-ão a um destino... Qual?? Não sabemos! Mas que vivamos Felizes....basta! :-)

Mtos Beijinhos
Inês

Maria Lavrador disse...

Oi linda

Voltei para te dizer que deixei-te um miminho no meu blog, desafio-te a encontrá-lo! :)

Bjs e bom fim de semana

Maria Pereira

Dina disse...

minha querida há um tempo atras eu mesma fazia estas questões a mim mesma - e elas são importantes precisamente para traçarmos caminhos - rumos - sentidos para a nossa vida. So que dificilmente poderemos deixar de lado os sonhos. Teremos sim que lutar por eles e talvez essa luta ja seja em si um sentido. Um dia li uma frase que te deixo aqui "Uma vida não questionada não merece ser vivida".Platão
Faz todo o sentido as questões que colocas a ti propria - elas colocar-te-ão no caminho certo da harmonia e dos varios sentidos que a vida pode ter.
beijocas e nunca desistas dos teus sonhos

Sónia e MI disse...

Como te compreendo...
Um dia , há 2 anos atrás, sentia o mesmo, tal e qual.
O sentido da vida, somos nós que o fazemos, e tenho a certeza q vais atingir o teu.

Acredita sempre, que é possível, não importa quando, desde q não deixes de acreditar.

um beijo grande.