sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Figos


Sou doida por figos.
Adoro todas as qualidades de figos: de S. João, pingo-mel, enxários, pretos, etc.
Uma parte desta minha paixão por figos tem origem nos suculentos almoços com que a minha mãe me presenteava quando estava grávida de mim. Diz ela que ao passar pela frutaria não resistia ao doce aroma a figos e o almoço ficava-se “apenas” por um bom e farto prato deles, hábito aliás que partilhámos até eu sair de casa.
Por outro lado, os figos transportam-me até ao Sul do país, relembrando-me das minhas origens, e o seu aroma faz parte da minha biblioteca de boas recordações. Durante as minhas caminhadas à hora de almoço, passo por uma figueira cuja ramagem e respectivos figos caem sobre a estrada e onde paira sempre um cheiro adocicado no ar. Não são raras as vezes em que fecho os olhos e sou transportada para tão longe, para sul, para todos aqueles lugares que me dizem tanto…
Ontem sem que nada o fizesse prever, fui surpreendida com uma bela taça cheia de figos, acabadinhos de colher (ainda estavam quentes!) E senti-me outra vez como uma criança a desembrulhar um presente no seu dia de aniversário...
Obrigada a ti, porque sei que foste o artificie desta maravilhosa surpresa.

16 comentários:

Micas disse...

Ai...ai..pois eu não gosto nada de figos!! :-( Mas acho "piada" a quem gosta, porque realmente deliciam-se a comê-los!
Bom apetite! :-)

E um óptimo fsemana!
Beijinhos,
Inês

cris disse...

Também gosto, e também me transporta o seu aroma para as minhas origens, porém, bem a norte, muito a norte, e aí vou eu em viagem cada vez que o vento me trás o seu perfume a figueira.
Beijocas

Lina disse...

I augur a good aim week and
one the good Sunday
HELLO!!!!!!!! LINA

Kitty disse...

Adoro figos!
Mesmo quentes, marcham!
:)
Beijinho

Paula Santos disse...

Já somos duas amiga também adoro figos.
Beijinhos

Xana disse...

Chlep!!Cleph!! deixaste-me literalmente de desejos!!! eu também sou adepta de figos e diospiros. Esta a chegar a minha epoca de fruta favorita...
beijocas
tica

Anónimo disse...

São tão doces quanto as boas recordações do passado.
Vivam os figos!

hima

R. disse...

Tem graça que ainda este fds me deliciei com uns belos figos. Ainda não os tinha comido este ano. A minha avó teve durante muito tempo uma figueira que me proporcionava figos com alguma regularidade. Agora como-os mais raramente mas também gosto muito.

beijinhos

tixa disse...

Eu tb adoro figos!!! Mas sabes já não têm o mesmo sabor que tinham na minha infancia qd passava férias na minha avó e me levantava cedinho para os comer directamente da árvore...pingo de mel...hum que saudades....

Mary disse...

Nhac.... não gosto nada de figos. Podes ficar com eles todos... aquela coisa mole e... nem sei...
Mas se todos gostássemos do amarelo...
Bjs

Anónimo disse...

Adoro figos. E da india (aqueles cheios de picos)... espetaculares. O problema é a dieta, e qdo eu começo a comer não consigo parar...

Boa semana

Sérgio Pontes disse...

Eu cá não vou muito á bola com Figos, sinceramente a minha perdição são as Mangas - Adoro-as!

Beijinhos

Inca disse...

Figos….., hum gosto mais de outras frutas, enjoa-me um bocadinho o doce, mas se me derem marcham, a cavalo dado não se olha o dente ;O)

Maria Lavrador disse...

Eu tb adoro figos, quando era criança adorava ir à terra do meu pai em setembro, que fica na zona da Serra da Estrela e apanhar figos das árvores e come-los logo ali, quentes e tudo!

Beijocas

Maria Pereira

Anna72 disse...

Pois eu gosto tanto de figos que até nasci numa terra que tem o nome da árvore que dá esses frutos! :P

São mesmo uma delícia... oh prá baba que aqui vai... schlééép :D

Beijocas

Ana disse...

ADORO figos, ve la tu que ando a fazer uma coleccao de um doce de figo que ha aqui para levar quando for de vez para Portugal (ja nao falta muito)
Eh um doce divinal com figos do Libano e sementes de sesamo.
Beijinhos