segunda-feira, 9 de abril de 2007

Fugas

Tenho cultivado o hábito de registar num pequeno Moleskine as notas mais importantes de algumas férias, escapedelas, quebras de rotina. Foi na verdade o meu primeiro esboço de blog. Embora pouco tenha escrito nele, adquiri o hábito de repensar estas pequenas fugas em termos de pormenores que não gostaria de perder da memória. Neste quadra destinada aos ovos, coelhos e madrinhas, aproveitámos para “escapar” na companhia de 2 grandes amigos. Destes dias guardo 3 pormenores que me marcaram pela curiosidade, diversidade e diferença.

- A busca da antiga casa de uma bisavó levou-nos a umas ruínas antigas onde encontrámos uma arca semidestruída. Nela descobrimos postais e cartas antigas, quase gastas pelo tempo e pela humidade…e abandono, infelizmente. Eram de alguém que trabalhava à época, nas antigas minas do Lousal, local que a curiosidade já me havia feito conhecer no ano passado. Fez-me pensar muito acerca da forma como se vivia naqueles tempos e por pudor não mexemos mais, embora todos os indícios apontassem para que aquela seja de facto a casa que procurávamos e talvez aqueles pertences fossem de alguém que mais tarde a ocupou e depois abandonou…

- Seguindo a máxima do Vá para fora cá dentro, fomos a um restaurante very typical onde éramos os únicos portugueses a jantar. Senti-me uma vez mais estrangeira no meu próprio país mas desta vez soube-me muitíssimo bem. Vou guardar na minha caixinha de sabores o aroma muuuuiiiitttttooooooooo picante do nosso Bife à Moçambique ou versão gulash de “Maputo do bife” como mais tarde o baptizámos. Nunca um jarro de vinho branco me soube tão bem!!!

- Numas das nossas deambulações acabámos por assistir a um baptizado muito diferente daqueles que normalmente se faz por cá. Embora sem grandes certezas, achámos que talvez fossem católicos de leste. O local era uma cascata e junto a essa cascata estava um pequeno grupo de pessoas, incluindo um padre. A chuva caia a amiúde e uma trovoada insistia em fazer-se convidar também. No fim da cerimónia, quer o padre, quer a jovem que estava a ser baptizada entraram dentro de água, e aos sons das orações proferidas numa língua que não identifiquei, ela mergulhou 3 vezes em vestes brancas e bordadas para a ocasião. Talvez pelas diferenças de costumes ou pela singularidade do momento, achei que tínhamos acabado de presenciar algo muito bonito, diferente mas se certa forma intimo também.

Foi sem dúvida um excelente fim de semana, do qual irei guardar saudades. Adorei, F.



E por agora fecho este moleskine até à próxima fuga…



(Foto de Lu Peçanha www.reflexosonline.com)

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!!

Bolllaaass...devia ter mesmo muuito "sabor" o tal bife!! :-)

Mas pareceu-me muito divertido e descontraído o teu fsemana! Deu para "desligares", não foi???
ESpero que sim!!

Boa semana!

Beijinhos,
Inês

Anónimo disse...

Nada melhor para terminar o fds do que deparar logo pela manhã que faço parte das páginas intemporais do teu blog...que orgulho!

bjs

estou pronta para outra....

BabyJust disse...

Bem parece ter sido um fds em Cheio.... adorei as descrições, Espero que tenhas tido tempo para descansar um bocadinho e recarregar energias minha querida... Um beijinho muito grande

Patricia

cris disse...

Adoro essas fugas ... Mas desta vez fiquei mesmo por aqui. Mas perto de casa também se tem belos tesouros, como Portinho da Arrabida, que na sexta feira estava lindo, com um sol maravilhoso!
Beijocas

R. disse...

Gostei muito dessas fugas, pareceu-me algo mágico e cinematográfico. Os pormenores que marcam a diferença são sem dúvida os melhores.

beijinhos

Mary disse...

Eu tb adoro essas fugas.
Os pequenos pormenores e as casualidades podem fazer-nos tão felizes não é? È preciso é descontrair e deixar-se levar...
Bjs

Ruby disse...

Uhhmm, que optimo fim de semana, sao esses pequenos momentos que nos fazem arrebitar.
Gostei das tuas descriçoes dos promenores, eu costumo fazer um diario de viagem, para um dia mais tarde recordar.

Boa semana.

Anna72 disse...

Parece-me que tiveram um fim-de-semana daqueles "à maneira" :)

Beijocas