domingo, 1 de abril de 2007

Dias das Mentiras

Origem do “Dia das mentiras”

No distante ano de 1564 Charles IX, rei de França, decidiu adoptar o calendário Gregoriano. Até aí, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com o equinócio de Primavera.Com a adopção do novo calendário o ano passou a iniciar-se a 1 de Janeiro, o que constituiu uma verdadeira revolução para aquela época.

Muita gente, por ignorância e conservadorismo recusou-se a acreditar nesta alteração. Os adeptos do novo calendário passaram a chamar aos “descrentes” os “Tolos de Abril”, convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril e pregando-lhes toda a espécie de partidas.

A brincadeira pegou e, gradualmente, acabou por se espalhar pela Europa e pelo mundo, nomeadamente com o auxílio da comunicação social que, habitualmente neste dia não resiste, no meio de outras notícias, a inventar um ou dois disparates, geralmente bem-humorados e que nos fazem rir.

In www.espigueiro.pt

Eu sou daquelas que não consegue manter uma mentira. Simplesmente não sei mentir…e quando o fiz fui sempre desmascarada ou simplesmente descaía-me. Pelo contrário, sou bastante crédula e um bom alvo para os bons mentirosos…bem contadinha caio em todas…
Não tenho por isso grandes histórias de 1º de Abril para contar mas aqui fica desde já o convite para contarem as vossas maiores petas de Dias das Mentiras, aqui ou nos vossos cantinhos. Aceitam o desafio?

7 comentários:

Ana disse...

Deu-me uma preguica taaaooo grande e acabei por nao levar tarte nenhuma, levei uma salada.
Eu tambem nao sou boa a mentir, esqueco-me sempre e depois sou apanhada, nem me lembrava que hoje eh dia das mentira, a minha filha ja me pregou uma logo de manha.
Cai que nem um patinho!!

Anónimo disse...

Bom dia!!

Mentir tb não é o meu forte...a não ser por uma excelnte causa!! Já fiz algumas partidas assim como fui alvo!! Mas nada de grave....

Uma excelente semana para ti!

Beijinhos,
Inês

Anna72 disse...

Olá Maganita!

Obrigada pelo comentário e, por essa via, me teres permitido conhecer mais um blogue excelente! Estive a ler os teus posts mais antigos e gostei imenso da forma como te exprimes e do conteúdo dos mesmos. Confesso, que este género de escrita é aquela com que mais me identifico.

Relativamente ao 1º de Abril, todos os anos eu e o meu pai inventávamos uma partida para a minha mãe. Era sempre preparada com bastante antecedência e com muita atenção aos pormenores. Escusado será dizer que ela caía sempre. Estes últimos anos não se proporcionou fazê-lo, mas temos que voltar à acção ;)

Beijocas

BabyJust disse...

só te digo que odeio o dia das mentiras... caio sempre em todas, mas todas....

Uma beijoka enorme

Patrícia

Maria disse...

Eu também não tenho jeito nenhum para mentir e acredito sempre em tudo o que me dizem. Mas eu não acho piada nenhuma ao Dia das Mentiras, acho uma parvoíce comemorar-se uma coisa negativa. Devia comemorar-se a sinceridade, não a mentira! :)

Beijinhos grandes!

cris disse...

Gosto mais de as pregar sem ser no dia das mentiras, têm mais efeito!
Beijocas

Sónia e MI disse...

Eu n dei nenhuma mentira, mas levei algumas LOL