domingo, 3 de dezembro de 2006

Voltando a página...

Já Lavoiser advogava que na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
A vida é mesmo assim...
Ontem soube que a minha grande amiga T. vai divorciar-se. Esta minha amiga é como se fosse uma irmã para mim. Crescemos juntas, “pulávamos a cerca” juntas (mais ela do que eu, admito…sempre fui muito certinha), inventávamos mil e uma desculpas para conseguir sair à noite, íamos ao clube de vídeo só para meter conversa com o rapaz que estava ao balcão, enfim, fizemos juntas todas aquelas patetices de adolescentes, mas sobretudo crescemos juntas e ela é para mim a irmã que eu nunca tive. Por isso quando me disse que se ia divorciar, embora não fosse para mim propriamente uma surpresa, não pude deixar de sentir um aperto cá dentro. Ela tomou esta decisão sozinha, indo contra tudo e contra todos, lutando por algo que é tão básico que nem deve ser colocado em causa: o direito de ser simplesmente ela própria. De viver a vida também em função dos seus interesses e não apenas centrada na outra pessoa.
Acho que o mundo não está preparado para a T. Porque ela é uma pessoa muito especial, incapaz de uma má palavra, sempre pronta a ajudar e mesmo nesta hora difícil nunca mostrou ressentimentos, apenas expressou o seu desejo de viver também ela uma vida. Sinto um aperto cá dentro porque sei que não vai ser um período fácil e gostaria muito de poder evitar isso. Sei que as pessoas vão inventar mil e uma explicações e que muitas dessas explicações a vão magoar ainda mais. Sei que não posso evitar isso, apenas posso ouvir e dizer que tudo isto irá passar e que dias alegres virão. E eu sei que melhores dias virão. Ela é uma pessoa muito especial e merece ser muito feliz. E vai voltar a ser feliz. Tenho a certeza.

1 comentário:

Anónimo disse...

são sempre momentos dificeis, mas com força e determinação são possiveis de superar.
bjo