sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Figos


Sou doida por figos.
Adoro todas as qualidades de figos: de S. João, pingo-mel, enxários, pretos, etc.
Uma parte desta minha paixão por figos tem origem nos suculentos almoços com que a minha mãe me presenteava quando estava grávida de mim. Diz ela que ao passar pela frutaria não resistia ao doce aroma a figos e o almoço ficava-se “apenas” por um bom e farto prato deles, hábito aliás que partilhámos até eu sair de casa.
Por outro lado, os figos transportam-me até ao Sul do país, relembrando-me das minhas origens, e o seu aroma faz parte da minha biblioteca de boas recordações. Durante as minhas caminhadas à hora de almoço, passo por uma figueira cuja ramagem e respectivos figos caem sobre a estrada e onde paira sempre um cheiro adocicado no ar. Não são raras as vezes em que fecho os olhos e sou transportada para tão longe, para sul, para todos aqueles lugares que me dizem tanto…
Ontem sem que nada o fizesse prever, fui surpreendida com uma bela taça cheia de figos, acabadinhos de colher (ainda estavam quentes!) E senti-me outra vez como uma criança a desembrulhar um presente no seu dia de aniversário...
Obrigada a ti, porque sei que foste o artificie desta maravilhosa surpresa.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Passatempos


Nunca tive nada que considerasse que fosse um hobby verdadeiramente. Tive fases em que estava entusiasmada com alguma coisa.

Passei pela fase dos puzzles. Montei 2 grandes e quando cheguei ao terceiro descobri que faltavam muitas peças o entusiasmo acabou por esmorecer.

Tive a fase do ponto cruz. Antes de conseguir iniciar a minha vida profissional, as finanças estavam numa lástima e a solução para as minhas ofertas de Natal foram uns saquinhos para colocar o pout-porri com o bordado a ponto cruz. Gostei de fazer, para além de terem sido umas prendinhas personalizadas, mas a verdade é que não voltei a pegar na linha e na agulha.

Depois tive (e ainda tenho) a fase out-door, com muitas caminhadas e pedrestres. Ainda gosto muito de fazer, mas este ano a chuva tem inviabilizado muitas das minhas saídas, para além de ser algo que eu não possa fazer á noite quando me apetece (ou seja, quando chego a casa).

Sem esquecer a passagem pela pós graduação, feita à custa de muito entusiasmo, muito café e poucos horas de sono, mas acabei por encarar como um hobbie porque a fiz pela vontade de aprender, de regressar aos bancos de faculdade, sem imposições externas.

Mas agora sinto necessidade de encontrar algo que preencha algum do (pouco) tempo que vou arranjando. Preciso de sentir que estou a construir algo que nasça das minhas próprias mãos. A relação com as outras vertentes da minha vida é bastante óbvia, mas ando a precisar de encontrar algo que funcione como espaço ou momento de evasão…
Ando a namorar vários livros mas, lá está, falta aquela componente da criação de algo, de sentir prazer em ver algo avançar ao ritmo do meu empenho…

Aceitam-se sugestões…
(foto de Claudia Barbosa www.olhares.com)

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Voltas II

Sou assim…às vezes lá em cima. Outras lá por baixo. São tantas as vezes que ralho comigo mesma, porque é difícil viver a vida dentro dos tons de cinzento. Agarro-me a planos que saem frequentemente furados, castelos de areia na maré alta, enfim…
Mas estou de volta (com as férias desmarcadas, com prazos impossíveis no trabalho, o desemprego novamente a pairar no ar e menos este sonho para correr atrás), mas estou de volta com novos pincéis e novas cores.
Porque afinal “viver não custa, custa é saber viver”…mas vou lá aprendendo, às vezes da forma mais difícil, mas vou…

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Voltas

Leva-me de volta para ontem…
Quero voltar a ver o reflexo da lua sobre o mal calmo
Quero voltar a observar os morcegos que voam sobre a arriba
Quero voltar a distinguir os olhos dos gatos por entre a vegetação
Quero voltar ao improviso do momento a dois…
Quero voltar…

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Excesso de carga

Recebemos instruções da torre de controlo para adiar esta viagem…parece que temos excesso de bagagem…Pelo menos chegámos a fazer o check-in, o que considero um passo em frente. Mas com esta agitação nos aeroportos, aconselharam-nos a reservar bilhete lá para Outubro…
Não faz mal…eu gosto do Outono…

Quanto ao meu cantinho especial, chama-se Valada, fica no concelho do Cartaxo, logo a seguir a Reguengo, em plena lezíria ribetejana e nas margens do Tejo. Tem uma pequena praia fluvial onde se pode simplesmente ficar a contemplar as águas e um enorme dique de protecção que abraça a aldeia e em cima do qual podemos dar passeios maravilhosos ao entardecer.
Tantas vezes submersa e no entanto é senhora de uma paisagem tão bela. A lembrar que a Natureza tem caprichos que o homem consegue vencer.

sábado, 18 de agosto de 2007

Pequenos entretantos

Às vezes é assim…sai-se sem destino, sem objectivo determinado e sem se fazer anunciar somos contemplados com um momento sereno, recheado de paz interior que acontece porque faz sentido acontecer. Não é programado, não é delineado, acontece e nós deixamos simplesmente que ele ocorra.
E torna-se especial por isso.
Talvez porque vivendo numa altura em que a agenda assume muitas das rédeas da minha liberdade, ser presenteada com um momento de evasão não planeada afigura-se a algo que merece ficar perpetuado no meu baú dos bons momentos.
Uma tarde passada num local que me é muito especial. Descoberto por acaso há uns anos durante uma saída de campo da faculdade. Especial porque me identifico com ele, pela sua calma, tranquilidade, pelo verde bordejante dos salgueiros nas margens, pela pacatez dos seus habitantes…enfim, porque me faz sentir bem comigo e com a vida.
E porque me faz lembrar que existe sempre um amanhã…que pode ser ainda mais bonito que o hoje.


(Foto de Maganita, Valada, Agosto 2007)

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Quase...

...quase a levantar voo!
Só nos falta um bocadinho assim...
Pela primeira vez desde que comecei esta viagem sinto que estamos perto de ter uma verdadeira esperança. Segunda feira saberemos se temos ou não ordem para sonhar...
Voltaram as borboletas na barriga!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Silly season

…é impressão minha ou está tudo de férias? (Tudo excepto o trânsito ao fim do dia quando regresso a casa….e o meu chefe…).
Resmas de chefes que estão de férias agora logo havia de me calhar um que está a trabalhar. Como não quero destoar do contexto geral, aqui fica um post silly…a condizer com a season em que não se passa nada….

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Saudade

Esta noite voltei a ver-te…
O azul cinza dos teus olhos
O teu cabelo grisalho
A pele curtida pelo tempo
A ouvir a tua voz sincera
Senti o conforto das tuas palavras doces
O mesmo amor

Não me consigo lembrar do que me dizias, mas senti-te outra vez tão perto, tão presente, que calculo que me estivesses a dizer para ter paciência…
De manhã, enquanto conduzia, o locutor da rádio anunciava uma chuva de estrelas para esta noite.
Sorri.
Hoje vou voltar a ver-te outra vez…

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Gostos

Gosto de ler as linhas e imaginar as entre linhas
Gosto de perguntar ao tempo de quantos momentos é feito
Gosto de trocar as voltas ao relógio e confundir o cuco
Gosto de descobrir as belezas escondidas das coisas
Gosto de escutar os sons do silêncio e deixar-me surpreender pela sua sinfonia
Gosto do calor dos afectos, das cores dos sonhos, das gargalhadas sinceras como oferendas de amizade
Gosto de sentir que somos um só
Gosto de escrever as páginas do meu livro em branco com textos que me sejam intemporais
Gosto de perder o sentido das coisas quando estas têm demasiado sentido e encontrar-lhes uma lógica irracional que escapa ao primeiro olhar
Gosto do surreal, de colocar os trópicos nos pólos, os meridianos nos paralelos e imaginar os antípodas ao virar da esquina.

Gosto de estar assim…em paz com a vida e com a vida norteada pela esperança…

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Pergunta do dia

Se está calor, porquê chove trabalho a cântaros?